Ao criar um curso online, muitas pessoas se sentem bloqueadas e não sabem por onde começar, é normal, principalmente quando é a primeira vez. Mas como criar um curso online?
Para ajudar você a entender mais sobre como criar um curso online, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como criar um curso online simples?
Etapa 1: análise
Primeiro, devemos determinar se o curso que queremos criar é realmente necessário. Nem todos os problemas podem ser resolvidos com um curso online.
Às vezes, é melhor criar um e-book para explicar algo, outras vezes é necessário um Checklist e outras vezes um serviço é muito mais eficaz.
Às vezes, o problema tem sua origem no ambiente da pessoa (por exemplo, falta de recursos) e não pode ser resolvido apenas através da educação.
Esta fase envolve a realização de uma pesquisa de mercado aprofundada.
Use esta fase como uma oportunidade de tentativa e erro, para conhecer seus potenciais alunos mais profundamente. Recomendo que volte a essa fase quantas vezes precisar validar o conteúdo dos seus cursos antes de continuar com as próximas fases.
Etapa 2: design
O segundo passo é criar o esboço do conteúdo do curso. Não se trata apenas de preparar as coisas de uma maneira atraente.
Significa também pensar nos resultados que o aluno precisa ter em cada uma das etapas e como ele saberá que está tendo esses resultados. Inclui dar mini metas, atividades e maneiras de avaliar seu progresso.
Ver que eles aprendem e progridem é o que os mantém motivados. Então, nesta etapa, você deve se perguntar como garantir que os alunos estejam cientes de seu próprio aprendizado e como podem ver seu progresso?

Etapa 3: desenvolvimento
Este terceiro passo envolve o uso de ferramentas para criar uma estrutura e um ambiente de aprendizagem, escolhendo, por exemplo, uma plataforma para o curso, um site ou um fórum de discussão. Vai além da criação de vídeos e envolve decidir qual tecnologia é a mais adequada de acordo com as necessidades do aluno.
Por exemplo, se você vai dar um curso de fotografia, precisará usar uma abordagem muito visual, com muitos exemplos e ter uma plataforma que permita a comunicação bidirecional onde os alunos possam compartilhar seu próprio trabalho.
Se você está ensinando um curso de idiomas, precisará de uma plataforma que suporte áudios…
Etapa 4: execução
É aqui que você realmente ensina o conteúdo – vá liberando o conteúdo do curso progressivamente e coletando feedback dos alunos.
Use estratégias educacionais que mantenham os alunos focados, motivados, comprometidos e viciados em sua personalidade.
Não tente parecer engraçado se não for você. Se você é uma pessoa analítica, use isso no curso, melhore os traços positivos de sua personalidade de acordo com os objetivos do curso, usando esses seus pontos fortes para aprimorar o aprendizado de seus alunos.

Etapa 5: avaliação
Este é o último passo, mas não menos importante, embora infelizmente seja um dos passos que as pessoas que criam cursos online geralmente ignoram mais.
É aqui que você determina que está funcionando e que não está. Tão simples quanto isso.
Gostou de saber mais sobre como criar um curso online? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!