De fato, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo. Hoje em dia, ele é usado pela grande maioria dos blogs em todo o mundo.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as vantagens do WordPress, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Quais as vantagens de usar o WordPress?
1. É um software de código aberto
Software de código aberto é aquele que pode ser modificado e distribuído livremente, já que seus direitos autorais são de domínio público.
Em suma, o WordPress ser um software de código aberto é uma grande vantagem. Isso permite que qualquer empresa, usuário ou programador acesse o código-fonte e se envolva com sua operação para:
- Otimizar suas ferramentas.
- Detectar e corrigir erros.
- Fazer correções de código.
- Implementar novos atributos.
- Criar plug-ins e extensões.
- Inovar a plataforma.
Nesse sentido, o WordPress tem uma comunidade de empresas e desenvolvedores web em todo o mundo que colaboram diariamente para garantir seu crescimento.
Isso permitiu que milhões de usuários desfrutassem do WordPress completamente grátis; embora para criar um site personalizado, você deva pagar por um domínio e hospedagem.
2. É fácil de usar e sua instalação é simples
De fato, uma das vantagens de usar o WordPress para o seu site é que você não precisa ser um desenvolvedor web ou ter amplo conhecimento em programação HTML para executar ações como:
- Escrever e editar publicações.
- Carregar e editar imagens.
- Instalar plug-ins e modelos.
- Inserir vídeos e links.
O WordPress tem um assistente de instalação de cinco minutos, a configuração é fácil e não requer habilidades técnicas.
Então, se em algum momento você usou um programa para criar textos como o Microsoft Word, publicar um artigo no WordPress será muito fácil para você.
A plataforma tem um menu de navegação e um painel de ferramentas amigável e intuitivo o suficiente para que qualquer pessoa possa aprender a usá-lo rapidamente.
3. Permite que você crie blogs otimizados para SEO
Para classificar seus artigos entre os primeiros resultados de pesquisa, você deve implementar práticas de SEO, como:
- Incorporar palavras-chave em URLs, títulos e descrições.
- Tornar o texto legível.
- Inserir um link interno e externo
Em suma, no WordPress, você pode instalar plug-ins como “Yoast SEO” que permitem saber quando seu blog está otimizado para se posicionar nos mecanismos de busca.
Por exemplo, o Yoast SEO informa quantas vezes sua palavra-chave é repetida ao longo do artigo, se você precisa adicionar mais palavras-chave, ele informa se o texto tem palavras complexas que impedem a legibilidade correta, ele o alerta quando o texto não é separado por subtítulos que melhoram sua compreensão.
Vale ressaltar que você pode acessar mais de 54 mil plug-ins, alguns pagos e outros gratuitos, nos quais você pode encontrar uma grande variedade orientada para otimização web.

4. Tem uma grande variedade de designs atraentes
De fato, o WordPress oferece mais de 11.000 temas com os quais você pode personalizar seu site ao seu gosto: incorpore o design desejado e modifique os elementos do modelo com base em suas necessidades.
Os templates do WordPress geralmente incorporam seu próprio painel de opções, permitindo que você altere a cor, carregue um logotipo, altere o plano de fundo, use diferentes estilos para organizar as informações e tudo isso sem ter que escrever uma única linha de código.
Gostou de saber mais sobre o WordPress? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!